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sábado, 28 de fevereiro de 2015

MARÇO - PROJETO DE OLHO NO UNIVERSO





PROJETO DE OLHO NO UNIVERSO
Preparando a olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica
Participantes: Professores e alunos do Fundamental I e II.
DATA DA PROVA: 15 de maio 2015

OBJETIVOS:
·        Preparar os alunos da E.E.F. Professor Antônio Monteiro com base em conhecimento de astronomia e astronáutica, para uma melhor realização das provas que serão aplicadas em 15/05/15.
·        Promover uma maior interação entre professores e alunos em relação aos estudos dos astros.
·        Tornar o evento (OBA) uma atividade contínua na escola, usando as informações como ferramenta de aprendizagem em todas as matérias, despertando também o interesse pela ciência observadora.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA OBA
·        15/03-Data final para atualizar a ficha de cadastro na extranet e recebermos cadastros de novas escolas.

·         20/04-Data limite para chegar às Escolas os originais das provas, de qualquer forma estarão na extranet também.

·        14/05-Data limite para fazer a maquete Terra-Lua e ver a visualização da distância entre ambas. (veja “Atividades Práticas”) .

·        14/05-Data limite para determinar a direção Norte-Sul corretamente (veja “Atividades Práticas”).

·        14/05-Data limite para construir o Relógio Solar (veja “Atividades Práticas”).

·         14/05-Data limite para determinar o meio dia solar verdadeiro (veja “Atividades Práticas”).

·        14/05-Data limite para localizar Órion, as 3 Marias, Júpiter, Sirius, etc. (veja “Atividades Práticas”).

·         14/05-Data limite para relacionar os alunos que farão as provas da OBA e tirar cópias das provas.

·        15/05-Data limite para lançar os foguetes da IX MOBFOG.
·        15/05-Dia de aplicação das provas da XVIII OBA.

ABERTURA NA ESCOLA
UM BREVE RESUMO
A astronomia surgiu com o aprofundamento da Astrologia, hoje considerada pseudociência, usada por muitos povos antigos para a construção de calendários, que serviam para medir as estações do ano, prever eventos meteorológicos.
No início, faziam medições e previam a localização de planetas apenas pelas observações a olho nu. Fato que mudou no século X quando foi construído o primeiro observatório astronômico, no Irã.
O atual modelo, heliocêntrico, do sistema solar foi proposto por Copérnico e corrigido por Galileu Galilei e Johannes Kepler. Este último que, com suas observações, descreveu o movimento dos planetas em torno do sol. Kepler, porém, não conseguiu compreender as leis que havia descoberto, mas, Isaac Newton mostrou os princípios dos movimentos dos planetas pela Lei da Gravitação Universal e pelas Leis da Dinâmica. Os professores poderão em seu momento de aula fazer uma explanação sobre a importância do conhecimento astrológico e seu impulsionar  para o desenvolvimento da tecnologia dos dias atuais. Passar o filme GRAVIDADE lançado em 2013.

1º momento 
Slide ASTRO SHOW – uma apresentação dos astros, seus conceitos, momentos de origem e por que o homem desde o início dos tempos os observam.

Sugestões para atividades

Março

Ø    Slide sobre as constelações (planisfério celeste): o professor escolhe dois momentos durante a semana para expor o material explicando sobre a formação das constelações.
Ø    Planetário virtual: apresentá-los sobre um céu real com uso do software de um planetário virtual chamado STELLARIUM.
Ø    Vídeo aulas para diversificar o conhecimento sobre:
·                   Origem do universo
·                   Início dos planetas
·                   Ano-luz
·                   Cometas
·                   Via láctea
·                   Movimento da terra
·                   Estações do ano
·                   Fases da lua
·                   Satélites
·                   Solstício e equinócio

Abril

Ø    Oficinas
·                   1º ano- desenhando as órbitas dos planetas, classificação do sistema solar ou os pontos cardeais.
·                   2º ano- relógio solar(origem da contagem das horas) antigo gnômon.
·                   3º ano- a distância dos planetas ao sol.
·                   4º ano- movimento dos planetas ao redor do sol.
·                   5º ano- comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol através de discos e esferas.
·                   6º anos- as estações do ano, fases da lua e eclipses.
·                   7º anos- jogos: astro- rummikub e astro – twister programa Linux
·                   8º anos- Modelos geocêntrico/heliocêntrico (Copérnico / Galileu / Newton (Um pouco das obras de Galileu, Copérnico e Kepler são comentadas quando se discute o uso da luneta e os modelos astronômicos).Força da gravidade (qualitativo)Atração gravitacional.
·                   9º anos- construção de foguetes e lançamentos.
CULMINÂNCIA
Maio
   Fazer uma maior integração dos conhecimentos entre as turmas preparadas através das oficinas, realizando um intercâmbio entre as séries.
   Trabalhar as questões da prova de maneira simples em sala.
    Lançamentos de foguetes pelas séries 7º, 8º e 9º anos.
AVALIAÇÃO
Perceber através da realização da prova se os alunos conseguiram obter o conhecimento necessário para realização satisfatória da mesma, como também registrar vídeos comentários sobre o que mais lhes chamaram atenção no projeto da OBA “ De olho no universo”.






       












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