PROJETO DE OLHO NO UNIVERSO
Preparando a olimpíada brasileira de
astronomia e astronáutica
Participantes: Professores e alunos do Fundamental
I e II.
DATA DA
PROVA: 15 de maio 2015
OBJETIVOS:
·
Preparar
os alunos da E.E.F. Professor Antônio Monteiro com base em conhecimento de astronomia e astronáutica, para uma
melhor realização das provas que serão aplicadas em 15/05/15.
·
Promover
uma maior interação entre professores e alunos em relação aos estudos dos
astros.
·
Tornar
o evento (OBA) uma atividade contínua na escola, usando as informações como
ferramenta de aprendizagem em todas as matérias, despertando também o interesse
pela ciência observadora.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
PELA OBA
·
15/03-Data
final para atualizar a ficha de cadastro na extranet e recebermos cadastros de
novas escolas.
·
20/04-Data limite para chegar às
Escolas os originais das provas, de qualquer forma estarão na extranet também.
·
14/05-Data
limite para fazer a maquete Terra-Lua e ver a visualização da distância entre
ambas. (veja “Atividades Práticas”) .
·
14/05-Data
limite para determinar a direção Norte-Sul corretamente (veja “Atividades
Práticas”).
·
14/05-Data
limite para construir o Relógio Solar (veja “Atividades Práticas”).
·
14/05-Data limite para determinar o
meio dia solar verdadeiro (veja “Atividades Práticas”).
·
14/05-Data
limite para localizar Órion, as 3 Marias, Júpiter, Sirius, etc. (veja
“Atividades Práticas”).
·
14/05-Data limite para relacionar os
alunos que farão as provas da OBA e tirar cópias das provas.
·
15/05-Data limite para lançar os
foguetes da IX MOBFOG.
·
15/05-Dia de aplicação das provas
da XVIII OBA.
ABERTURA NA ESCOLA
UM BREVE RESUMO
A
astronomia surgiu com o aprofundamento da Astrologia, hoje considerada
pseudociência, usada por muitos povos antigos para a construção de calendários,
que serviam para medir as estações do ano, prever eventos meteorológicos.
No
início, faziam medições e previam a localização de planetas apenas pelas
observações a olho nu. Fato que mudou no século X quando foi construído o
primeiro observatório astronômico, no Irã.
O
atual modelo, heliocêntrico, do sistema solar foi proposto por Copérnico e
corrigido por Galileu Galilei e Johannes Kepler. Este último que, com suas
observações, descreveu o movimento dos planetas em torno do sol. Kepler, porém,
não conseguiu compreender as leis que havia descoberto, mas, Isaac Newton
mostrou os princípios dos movimentos dos planetas pela Lei da Gravitação
Universal e pelas Leis da Dinâmica. Os professores poderão em seu momento
de aula fazer uma explanação sobre a importância do conhecimento astrológico e
seu impulsionar para o desenvolvimento
da tecnologia dos dias atuais. Passar o filme GRAVIDADE lançado em 2013.
1º momento
Slide ASTRO SHOW – uma apresentação dos astros,
seus conceitos, momentos de origem e por que o homem desde o início dos tempos
os observam.
Sugestões para
atividades
Março
Ø Slide sobre as
constelações (planisfério celeste): o professor escolhe dois momentos durante a
semana para expor o material explicando sobre a formação das constelações.
Ø Planetário
virtual: apresentá-los sobre um céu real com uso do software de um planetário
virtual chamado STELLARIUM.
Ø Vídeo aulas para
diversificar o conhecimento sobre:
·
Origem
do universo
·
Início
dos planetas
·
Ano-luz
·
Cometas
·
Via
láctea
·
Movimento
da terra
·
Estações
do ano
·
Fases
da lua
·
Satélites
·
Solstício
e equinócio
Abril
Ø Oficinas
·
1º
ano- desenhando as órbitas dos planetas, classificação do sistema solar ou os
pontos cardeais.
·
2º
ano- relógio solar(origem da contagem das horas) antigo gnômon.
·
3º
ano- a distância dos planetas ao sol.
·
4º
ano- movimento dos planetas ao redor do sol.
·
5º
ano- comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol através de discos e
esferas.
·
6º
anos- as estações do ano, fases da lua e eclipses.
·
7º
anos- jogos: astro- rummikub e astro – twister programa Linux
·
8º
anos- Modelos geocêntrico/heliocêntrico
(Copérnico / Galileu / Newton (Um pouco das obras de Galileu, Copérnico e
Kepler são comentadas quando se discute o uso da luneta e os modelos
astronômicos).Força da gravidade (qualitativo)Atração
gravitacional.
·
9º
anos- construção de foguetes e lançamentos.
CULMINÂNCIA
Maio
Fazer uma maior integração dos conhecimentos
entre as turmas preparadas através das oficinas, realizando um intercâmbio
entre as séries.
Trabalhar as questões da prova de maneira
simples em sala.
Lançamentos de foguetes pelas séries 7º, 8º
e 9º anos.
AVALIAÇÃO
Perceber
através da realização da prova se os alunos conseguiram obter o conhecimento
necessário para realização satisfatória da mesma, como também registrar vídeos
comentários sobre o que mais lhes chamaram atenção no projeto da OBA “ De olho
no universo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário